Imposto de Renda Pessoa Física: Tranquilidade na Declaração Anual

Declarar o Imposto de Renda não precisa ser complicado. Oferecemos suporte completo para garantir que sua declaração esteja correta, segura e dentro do prazo, evitando dores de cabeça com a Receita Federal.

O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é um tributo brasileiro que incide sobre os rendimentos obtidos por pessoas físicas ao longo do ano.

Administrado pela Receita Federal do Brasil, o Imposto de Renda é obrigatório para a maioria dos contribuintes. A declaração é realizada anualmente, com base nas informações do ano-calendário anterior. Os contribuintes devem informar rendimentos, despesas dedutíveis, patrimônio e ganhos de capital, entre outros dados, por meio da “Declaração de Ajuste Anual”, enviada eletronicamente. A Primax conta com uma equipe especializada, capacitada e atualizada para garantir a segurança e precisão na entrega da declaração, seja para pessoa física ou jurídica. Com a Primax, você não precisa se preocupar, pois cuidamos de tudo para você.

Fique atentos com Alguns critérios

Prazo para declaração

O prazo para a entrega da Declaração de Ajuste Anual costuma ser entre março e abril de cada ano, sendo estabelecido pela Receita Federal. Caso o contribuinte não faça a declaração ou entregue fora do prazo, estará sujeito a penalizações e multas.

Faixas de renda

O Imposto de Renda é progressivo, o que significa que as alíquotas aumentam à medida que os rendimentos do colaborador também aumentam. Existem diferentes faixas de renda com alíquotas específicas, que podem ser alteradas ao longo do tempo pela legislação.

Deduções

A legislação permite a dedução de algumas despesas na declaração, reduzindo assim, a base de cálculo do imposto a ser pago. Algumas das deduções mais comuns incluem gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e contribuição previdenciária oficial, entre outras.

Declaração simplificada

O contribuinte tem a opção de fazer a declaração simplificada, em que “abre mão” das deduções legais, na troca de um desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis.

Rendimentos isentos e não tributáveis

Existem rendimentos isentos e não tributáveis, como alguns tipos de indenizações, rendimentos de poupança até determinado valor e alguns benefícios previdenciários.

Ganho de capital

Se o contribuinte vendeu algum bem ou ativo, como imóveis, ações ou veículos, e obteve lucro, esse ganho de capital também deve ser declarado e pode estar sujeito a pagamento de imposto.

Retenção na fonte

Algumas fontes pagadoras retêm o Imposto de Renda diretamente na fonte através da DIRF. Esses valores já pagos devem ser informados na declaração para fins de ajuste.

Dúvidas sobre a área de

Imposto de Renda Pessoa Física?

Fale com nossos especialistas! Estamos aqui para simplificar suas questões e oferecer soluções personalizadas. Clique abaixo e converse com quem entende do assunto.

Imagem de um homem caucasiano usando terno preto.