Declarar o Imposto de Renda não precisa ser complicado. Oferecemos suporte completo para garantir que sua declaração esteja correta, segura e dentro do prazo, evitando dores de cabeça com a Receita Federal.
Administrado pela Receita Federal do Brasil, o Imposto de Renda é obrigatório para a maioria dos contribuintes. A declaração é realizada anualmente, com base nas informações do ano-calendário anterior. Os contribuintes devem informar rendimentos, despesas dedutíveis, patrimônio e ganhos de capital, entre outros dados, por meio da “Declaração de Ajuste Anual”, enviada eletronicamente. A Primax conta com uma equipe especializada, capacitada e atualizada para garantir a segurança e precisão na entrega da declaração, seja para pessoa física ou jurídica. Com a Primax, você não precisa se preocupar, pois cuidamos de tudo para você.
O prazo para a entrega da Declaração de Ajuste Anual costuma ser entre março e abril de cada ano, sendo estabelecido pela Receita Federal. Caso o contribuinte não faça a declaração ou entregue fora do prazo, estará sujeito a penalizações e multas.
O Imposto de Renda é progressivo, o que significa que as alíquotas aumentam à medida que os rendimentos do colaborador também aumentam. Existem diferentes faixas de renda com alíquotas específicas, que podem ser alteradas ao longo do tempo pela legislação.
A legislação permite a dedução de algumas despesas na declaração, reduzindo assim, a base de cálculo do imposto a ser pago. Algumas das deduções mais comuns incluem gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e contribuição previdenciária oficial, entre outras.
O contribuinte tem a opção de fazer a declaração simplificada, em que “abre mão” das deduções legais, na troca de um desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis.
Existem rendimentos isentos e não tributáveis, como alguns tipos de indenizações, rendimentos de poupança até determinado valor e alguns benefícios previdenciários.
Se o contribuinte vendeu algum bem ou ativo, como imóveis, ações ou veículos, e obteve lucro, esse ganho de capital também deve ser declarado e pode estar sujeito a pagamento de imposto.
Algumas fontes pagadoras retêm o Imposto de Renda diretamente na fonte através da DIRF. Esses valores já pagos devem ser informados na declaração para fins de ajuste.
Fale com nossos especialistas! Estamos aqui para simplificar suas questões e oferecer soluções personalizadas. Clique abaixo e converse com quem entende do assunto.